Como a iluminação pode transformar um ambiente

iluminacao5

Uma boa iluminação pode mudar um ambiente completamente, criando cenários que desenvolvam e valorizem a atmosfera desejada.

Ambiente mais aconchegante

iluminacao

Para criar um ambiente ainda mais quente e convidativo (ideal para cômodos como a sala de estar e o quarto), o ideal é optar por um tom de lâmpada âmbar ou amarelado. “Manchas” na iluminação (ou seja, uma luz não chapada) também trazem um ar mais natural e aconchegante.


 

Luz difusa X luz focada

iluminacao2

Uma luminária difusa é aquela que espalha a iluminação geral no ambiente, como os plafons, lustres e abajures. Já a focada busca direcionar e evidenciar uma determinada região do ambiente, nessa lista entram os embutidos, os spots e os pendentes. Analise qual cabe melhor no ambiente que deseja iluminar.


 

Ilusão de tamanho

iluminacao3

A iluminação pode transformar visualmente o tamanho ou formato de um ambiente. Se você quer que ele pareça mais alto, use o teto como refletor. Se deseja que ele pareça mais baixo, instale um pendente com foco para baixo. Para um corredor que dê a ilusão de ser mais largo, aposte nos spots direcionados para as laterais.

Além disso, a luz também pode exercer uma função decorativa, dando destaque ao desenho de peças e dos elementos arquitetônicos de um cômodo e trabalhando, juntamente com os itens de decoração, para conceber um resultado final coeso e equilibrado.

 

iluminacao4

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Também é importante levar em conta a economia de energia elétrica e o dano que os diferentes tipos de lâmpadas trazem ao meio ambiente. Prefira as de LED, mesclando com fluorescentes e halógenas. Fique longe das incandescentes! Além de uma iluminação ruim, elas têm baixa durabilidade e esquentam o seu cômodo!

Viu só como a luz faz toda a diferença? Então aplique essas ideias no seu ambiente New para ele ficar ainda mais lindo!

 

Autor: brdominio